As datas quentes do mercado precisam estar no radar dos empreendedores. São elas que movimentam as vendas e trazem mais faturamento! A Semana do Consumidor é uma dessas oportunidades.
Apesar de ter nascido para aumentar a conscientização sobre direitos dos consumidores, o Dia do Consumidor representa a chance de criar promoções e atrair mais clientes. Ele acontece todo ano, no dia 15 de março. Normalmente, as empresas aproveitam a semana toda para oferecer benefícios e descontos.
Se você não sabe quando começa a semana do consumidor e nem como se preparar, não se preocupe! Com esse artigo, você tem tudo que precisa para aproveitar a data e preparar o seu negócio!
O que é a Semana do Consumidor?
A Semana de Proteção ao Consumidor nasceu para chamar atenção para os direitos dos clientes, especialmente no que diz respeito à segurança e transparência na informação.
Tendo como ponto de partida o Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, as empresas transformaram essa oportunidade para criar uma semana inteira de promoções.
Reforçando a ideia de proteção e valorização dos consumidores, o Dia e a Semana do Consumidor ganharam lugar fixo no calendário comercial.
Quando é a Semana do Consumidor 2023?
Chamada de “Black Friday do primeiro semestre”, a Semana do Dia do Consumidor 2023 acontece de 12 a 18 de março. Isso porque o Dia do Consumidor é 15 de março, ficando no meio da semana.
Portanto, a dica é preparar seu negócio para trabalhar o tema de 12 a 18 de março. Porém, não deixe de ter uma ação especial para o dia 15.
Como essa data pode servir de oportunidade para seu negócio?
Além de representar uma boa oportunidade para aumentar as vendas e o faturamento, essa pode ser a chance de conquistar o coração dos clientes.
A fidelização de clientes é o objetivo de todo empreendedor preocupado com o futuro do negócio. Isso porque, clientes fiéis são mais rentáveis, já que demandam menos esforços financeiros e continuam rendendo para a empresa.
Saiba mais sobre retenção e fidelização de clientes aqui.
Na semana do consumidor, as ações de marketing podem ser voltadas para o público que já conhece sua empresa. Dessa forma, eles se sentirão ainda mais valorizados.
Mas, não apenas eles! Atrair novos usuários para seu site ou novos clientes para loja também é importante para aumentar a base de consumidores que poderão se tornar fiéis em seguida!
Veja como se preparar para a Semana do Consumidor!
Se você perdeu a Semana do Consumidor em 2021 e 2022, não vai fazer o mesmo em 2023, não é? Agora que já sabe quando é a semana do consumidor, é hora de começar a se programar!
Veja algumas dicas para seu negócio:
Faça um planejamento para a data
Por não ser um feriado ou uma data comemorativa, muitos empreendedores não incluem a Semana do Consumidor no planejamento. Não caia nessa cilada!
Diferente de datas como o Natal, o Dia e a Semana do Consumidor não tem uma procura grande por parte do público. Por isso, é preciso que os empreendimentos criem ações para chamar a atenção.
Ou seja, é hora de começar a organizar as promoções e ofertas! Essa pode ser a oportunidade de realizar uma queima de estoque ou, até mesmo, lançar um novo produto.
Prepare o seu estoque e logística
Seja para fazer uma queima de estoque ou aumentar as vendas de determinado produto, prepare-se!
Faça um balanço das quantidades disponíveis e, caso necessário, já entre em contato com os fornecedores.
Para negócios online, não esqueça que o aumento das vendas significa mais pedidos para embalar e enviar! Se isso não estiver no seu radar, pode ser que os processos demorem mais e atrasem os pedidos.
Chame seu time para organizar o calendário ao seu lado e deixe todo mundo na mesma página sobre a Semana do Consumidor e sua importância.
Treine sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade
Por falar em equipe, seu time precisa estar preparado para lidar com o aumento da procura. Com promoções e vantagens em jogo, é normal que mais gente chegue até seu negócio.
Se a equipe não estiver preparada, pode acabar não tratando os clientes como deveria. Isso inclui, não só conhecer a fundo as promoções divulgadas, mas também saber lidar com trocas e devoluções que podem ocorrer.
Crie promoções e condições exclusivas
Lembre-se que seus concorrentes estarão fazendo o mesmo movimento que você. A Semana do Consumidor costuma ser aproveitada por todos os empreendimentos.
Por isso, não basta pensar em promoções comuns. Entregar algo diferenciado te deixará em vantagem em relação a outros negócios.
Invista um tempo em planejamento e crie opções que vão fazer os clientes escolherem o seu negócio. Kits promocionais, brindes, frete grátis e cupom para compras futuras são alguns exemplos.
Faça a divulgação das ações nas redes sociais
Como dissemos, a Semana do Consumidor não é um feriado ou uma data comemorativa. Por isso, muitas pessoas não estão esperando que durante a data sejam realizadas promoções.
Dessa forma, é importante que você divulgue as ações que planejou. As redes sociais podem ser o caminho para isso, seja com postagens nos perfis ou mídia paga.
Anuncie os produtos em promoção, crie uma expectativa nos usuários e atraia mais pessoas para sua loja. Aproveite as particularidades de cada rede, como vídeos curtos, imagens, stories e enquetes!
Foque na fidelização dos consumidores
Como já comentamos, a Semana do Consumidor 2023 é uma ótima oportunidade para buscar a fidelização dos seus clientes.
Isso porque, além da data ser voltada à valorização dos consumidores, você ainda pode oferecer mais benefícios. E para isso, você pode contar com o LION Contador Empresarial, que cuida de toda a burocracia financeira dos processos da sua empresa e te deixa livre para focar no que realmente importa! ????????