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Balanço Patrimonial – O que preciso saber?

Balanço Patrimonial, e sua importância para as micro e pequenas empresas.

 

 

Qual a sua importância?

É um trabalho essencial para as empresas do Simples Nacional, pois é através dele que é possível enxergar diversos resultados do sue negócio que auxiliam em tomadas de decisões que podem mudar seu futuro financeiro. Além de ser uma análise imprescindível para a geração do informe de rendimentos dos sócios que serão utilizados para compor a renda destes na declaração anual do imposto de renda da pessoa física.

 

Qual a documentação necessária?

O que acontece na maioria dos escritórios de contabilidade, é que esse tipo de relatório deixa de ser gerado pela ausência do envio de documentação. Esse trabalho feito pelo seu contador, é uma via de mão dupla, ele só pode existir se o empresário tiver o interesse e a pró atividade de mandar os documentos de sua movimentação financeira mensalmente para o escritório. Documentos que são, os extratos bancários de todas as contas correntes da sua pessoa jurídica, junto a contas de investimentos e demonstrativos da posição de empréstimos e financiamentos, e caso a empresa tenha um controle de caixa, também deve ser encaminhado. No caso de comércios, também é necessário informar a posição mensal do estoque ou inventário. Todos esses relatórios, com a tecnologia de hoje, podem ser gerados em formato Excel e encaminhados por e-mail ou até mesmo WhatsApp, facilitando ainda mais a velocidade e confiabilidade deste trabalho. Lembrando que, no caso dos relatórios bancários em formato Excel, uma dica é descrever na própria planilha do que se trata cada movimentação, uma vez que a descrição de cada banco pode não ser tão específica.

 

Quais informações vou ver no meu Balanço?

O Balanço Patrimonial, na verdade é o fechamento anual dos balancetes mensais dos quais você deve acompanhar juntamente ao seu contador, pelo menos de forma trimestral. Ele é composto por três principais informações da sua empresa, informações financeiras, trabalhistas, e fiscais. As informações financeiras são as que você precisa enviar mensalmente para o contador, conforme mencionado acima, as informações fiscais e trabalhistas o seu contador já tem acesso, uma vez que ele gera as guias para recolhimento de impostos apurados através da sua movimentação fiscal, ou seja, notas fiscais emitidas e tomadas, e pela apuração da folha de pagamento dos sócios e colaboradores, que geram as guias referentes aos encargos e impostos trabalhistas.

 

Quais documentos vou receber?

Os principais documentos que você vai receber, são o Balancete de Verificação e Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), que podem ser acompanhados mensalmente ou trimestralmente. O Balanço Patrimonial, Livros Dário e Razão, são relatórios anuais a onde você poderá ver o fechamento dos doze meses. Uma dica é estar sempre atento ao DRE, pois ele vai demonstrar o lucro ou prejuízo contábil da empresa, que não representa necessariamente um valor em caixa, mas sim uma análise do que já passou. E no caso de lucro contábil, este deve ser condizente com as retiradas que são feitas pelos sócios, por exemplo, não é saudável para uma empresa que possui 50 mil de lucro contábil ter uma retirada de 100 mil reais, pois só será possível declarar no informe de rendimentos dos sócios, os 50 mil que a empresa teve de lucro.

 

O que mais preciso saber?

Ficou interessado?! Agende uma reunião com a nossa equipe, que teremos o prazer de tirar todas as suas dúvidas e aprofundar no assunto o quanto for necessário para a sua empresa. Não fique de fora daquilo que pode alavancar os seus negócios!

Um abraço da equipe LION ????

 

Publicado em 23/11/2022